Ministério

       A metodologia de trabalho de nossa igreja é desenvolvida a partir de nossa concepção acerca do caráter discipulador da Igreja, do significado de ministério para nós e do papel do crente no corpo de Cristo, pois estes fatores são elementos que definem nossa operacionalização.




O Discipulado


          Antes de partir definitivamente para junto do Pai Jesus reuniu seus seguidores e passou para elas suas últimas orientações enquanto Mestre Supremo. Era a hora da despedida e o trabalho que Jesus havia começado precisava ser continuado, foi por isto mesmo que Ele comissionou seus discípulos de forma estratégica para alcançar o mundo, conforme esta escrito em Mt 28:18-20. É a partir da análise textual de Mt 28:19 que entendemos que o discipulado cristão se desenvolve mediante uma estratégia tríplice: Evangelismo-ir, Integração-batizar e Ensino-ensinar. Jesus além de didático foi também estratégico ao comissionar seus discípulos, revelando a eles que para dar continuidade à sua missão o segredo estava em obedecer sua ordem de discipular, e por outro lado, eles contariam com Sua presença em todo momento em que estivessem investindo no Seu Reino desta maneira. Por esta razão todo trabalho de nossa igreja é desenvolvido em função do discipulado.




O Ministério 

    Com base nas recomendações bíblicas acerca dos dons espirituais e seu desenvolvimento através de ministérios específicos, a estrutura operacional de trabalho de nossa igreja se dá por meio da prática dons espirituais em vários ministérios que se dividem estrategicamente em gerais e específicos. Os ministérios gerais são as áreas de atuação da igreja e os ministérios específicos as áreas de atuação ligadas aos ministérios gerais, conforme quadro a seguir:

     Os Ministros - Nós cremos, à luz da Palavra de Deus, que todos os crentes em Cristo são ministros, pois servem ao Senhor no Corpo de Cristo. Porém, para efeito funcional, nós dividimos as atribuições ministeriais de duas formas:

1.     Ministros Líderes - São ministros que exercem qualquer função de liderança na igreja, e se dividem em três grupos:

· Administradores-Presbíteros que formam o Conselho Administrativo da Igreja.
· Equipadores- Pastores e membros do Conselho Pastoral
· Líderes de Ministérios-Dirigentes de ministérios específicos.

2.   Ministros Auxiliares - São os demais integrantes dos ministérios. Pessoas comprometidas com Deus e com sua igreja local, e que estão engajadas no cumprimento da missão da igreja.